Situado nas encostas da mais extensa cadeia de desfiladeiros da América do Sul, este hotel transcende seu papel inicial como mero ponto de passagem, convertendo-se na escolha ideal para aqueles que buscam uma experiência única, onde a natureza e a sofisticação se entrelaçam de forma harmoniosa.
De uma simples parada para viajantes, o Parador Cambará evoluiu de um modesto restaurante - um pitstop acolhedor para os aventureiros que exploravam os icônicos cânions, mas que se hospedavam em Gramado - para um refúgio completo que proporciona um ambiente de tranquilidade e charme. O hotel pertence à rede CH, composta por quatro empreendimentos na Serra Gaúcha: Casa da Montanha (Gramado), Petit Casa da Montanha (Gramado), Madeira (Gramado) e o próprio Parador Cambará do Sul.
O grande destaque é a experiência gastronômica oferecida no Parador Cambará, elaborada no restaurante Alma Parador, aberto ao público e sob a direção do renomado chef gaúcho Rodrigo Bellora. A filosofia da cozinha é priorizar os produtos locais e sazonais, com cuidado e delicadeza na apresentação dos pratos. Um dos segredos mais bem guardados do Parador é sua cave exclusiva para a maturação de queijos serranos, que representa um compromisso com a comunidade local e proporciona aos hóspedes a oportunidade de saborear queijos artesanais. Os visitantes podem observar de perto o processo de produção e as diversas fases de cura dos queijos, participando de degustações e levando seus favoritos para casa. Não deixe de provar o queijo Serrano com 120 dias de maturação, que também é servido no café da manhã.
O Parador Cambará oferece um spa, gerido pela marca Raphàh, onde os hóspedes podem relaxar à disposição de um menu variado de massagens e banhos. O spa fica próximo à piscina aquecida, uma ótima combinação para um fim de tarde relax. Outras atividades disponibilizadas vão desde trilhas guiadas, imersões astronômicas e passeios a cavalo com piquenique.