Carmelo Resort - Uruguai

Escondido em meio à serenidade dos vinhedos e das paisagens bucólicas da cidade de Carmelo, o complexo de luxo, gastronomia, lazer e relaxamento mescla elegância e despretensão

Sophia Andrade

Sophia Andrade

O Carmelo Resort & Spa já foi administrado pelas conhecidas Four Seasons e Hyatt. Hoje possui gestão própria e segue como referência em hospitalidade, listado entre os Top 10 Resorts da América Central e do Sul por publicações como Conde Nast Traveler e Travel & Leisure. As habitações são aconchegantes, elegantes e com boa privacidade, podendo chegar a 90m², com frente para o Rio da Prata, no caso dos bangalôs. 

No Uruguai come-se muito bem, e isso não é novidade. No Carmelo Resort & Spa não seria diferente; o café da manhã merece destaque e deve ser apreciado com calma. As medialunas quentinhas (croissant), o doce de leite e muitas outras delícias com vista direto para os vinhedos são imperdíveis. Não deixe também de reservar uma noite para jantar no complexo. O restaurante fica no mesmo local do café, mas o ambiente se transforma ao entardecer. O chef Julio Garcia Moreno trabalha com produtos locais e sazonais para criar um menu único e muito criativo. 

O resort é pensado para os festeiros também. As celebrações de réveillon, vindima e carnaval são um capítulo à parte. O cenário entre os vinhedos dá um toque especial aos eventos. As atividades para fazer em grupo são muitas, incluindo bicicleta sem limite de tempo, canoagem e passeios a cavalo. E, para recarregar as energias após as festas e taças de vinho, o resort oferece um spa completo para um relaxamento profundo. Prefere algo mais zen? Uma cabana charmosa na praia privativa está pronta para receber os hóspedes para uma sessão de yoga revigorante.

Pertinho do hotel também está a Bodega Narbona e os produtos artesanais da Granja Narbona, dos mesmos proprietário do resort. Situada a poucos quilômetros do Carmelo é possível solicitar um transfer com o concierge.

Ativa desde 1909, Juan de Narbona fundou uma das primeiras adegas do Uruguai, em um terreno que hoje possui mais de 50 hectares de vinhedos e plantações de árvores frutíferas, à beira do Rio da Prata. Além de vinícola, a Narbona também é uma lechería, produz vários itens derivados do leite, como iogurtes, queijos e um dos melhores doces de leite. 

No quesito vinhos, a produção da Narbona - assim como de todo o Uruguai - se concentra na variedade Tannat. São cerca de 15 hectares desta uva, mas, além dela, também estão plantadas Pinot Noir, Petit Verdot, Viognier e Syrah. A colheita e a primeira seleção de uvas são feitas manualmente e na sala de amadurecimento no subterrâneo da vinícola repousam centenas de barricas de carvalho. 

Outra programação imperdível próxima ao hotel, é o Puerto Camacho um pequeno complexo, onde saem os passeios de barcos e muitas delícias gastronômicas. A chegada pode ser de bicicleta passando pelo bosque do hotel ou a cinco minutos de carro (também é possível agendar um transfer). O restaurante Basta Pedro merece destaque, principalmente pela milanesa e pelas empanadas. Reserve apetite para os sorvetes da heladería, claro, com atenção ao sabor doce de leite. E vale ficar por ali para curtir o dourado pôr do sol na margem do rio. 

Como chegar? Partindo de Montevidéu, você pode optar por um transfer direto do hotel ou alugar um carro para curtir o trajeto no seu ritmo. São cerca de três horas de viagem até Carmelo (241 km), passando por Colônia do Sacramento e pelas Rutas 22 e 21.