Vinhos Verdes à Mesa – Episódio 1

Confira sugestões de harmonização feitas pela equipe do Satyricon (RJ) com os vinhos da região portuguesa

Fotografia: Divulgação
Redação

Redação

Composta por uma grande variedade de solos, majoritariamente graníticos, com uma grande variedade de uvas autóctones, a Região Demarcada dos Vinhos Verdes é um mundo de vinhos para descobrir, a par de uma extraordinária aptidão gastronômica. E, tendo no Brasil o seu terceiro maior mercado de consumo internacional e importação, não será difícil explorar isso mesmo por espaços gastronômicos diversos, sejam eles de comida tradicional ou cozinha de autor.

Partindo do Rio de Janeiro até São Paulo, a Revista Gula passou por quatro restaurantes, desafiando seus chefes de cozinha e sommeliers a proporem combinações perfeitas entre um Vinho Verde e um prato emblemático do local.

Desafio aceito, traduzido numa série de quatro episódios, confira aqui a proposta de harmonização entre um espumante feito com a alvarinho e um carpaccio de ricciola, desafio proposto pelo sommelier Vanderson Alves a Bruno Tolpiakov, proprietário do tradicional restaurante Satyricon, um santuário no Rio de Janeiro para quem gosta de peixes e frutos do mar. E o frescor e a delicadeza do Espumante de Alvarinho da região dos Vinhos Verdes com o cítrico e a leveza do carpaccio de ricciolla resultou em uma combinação elegante.

Já para um alvarinho sem passagem em madeira, profundo, complexo, vibrante e intenso, elegeu-se um dos pratos mais emblemáticos da casa: confira aqui a proposta de um pargo assado ao modo Mediterrâneo. E toda a intensidade do alvarinho, combinada com os temperos e a suculência do peixe resultou em uma bela combinação explosiva.