Vinho brasileiro o ano inteiro

Fotografia: Divulgação
Redação

Redação

Domingo 7 de junho foi celebrado o Dia do Vinho Brasileiro. E para estimular o consumo do produto nacional, o setor vitivinícola preparou um desafio ao consumidor: quer conhecer histórias de pessoas que se apaixonaram por rótulos do Brasil. Um sorteio online será realizado no dia do encerramento do concurso. E o sortudo que ganhar a parada vai ter motivos para festejar por bastante tempo. O prêmio ao vencedor é uma caixa de vinho brasileiro por mês, durante um ano. Ou seja, um total de 72 garrafas de diferentes regiões e terroirs, contemplando a diversidade de solos, climas e estilos que marcam o produto nacional.

 

Os interessados devem postar no Instagram um vídeo de até um minuto explicando como se apaixonaram pelo vinho brasileiro com a hashtag #euamovinhobrasileiro. Os candidatos devem também seguir o perfil da ABE (@associacaobrasileiradeenologia) na mesma rede social. Os vídeos precisam ser postados até o dia 5 de julho. O sorteio será feito via aplicativo e o resultado divulgado no próprio dia 5, nas redes da ABE.

 

O Brasil possui 26 regiões produtoras de vinhos em 10 estados brasileiros (BA, ES, GO, MT, MG, PR, PE, RS, SC e SP). São elas:

 

RIO GRANDE DO SUL

Alto Uruguai

Campanha

Campos de Cima da Serra

Depressão Central

Encosta do Sudeste

Encosta Inferior do Nordeste

Missões

Planalto Médio

Serra Gaúcha

Serra do Sudeste

 

SANTA CATARINA

Litoral Sul Catarinense

Planalto Catarinense

Vale do Rio do Peixe

Vale do Rio Tijucas

 

PARANÁ

Região da Grande Curitiba

Região de Maringá

 

SÃO PAULO

Região de Jundiaí

Região de São Roque

 

MINAS GERAIS

Cerrado Mineiro

Região Sul - Sudoeste de Minas

Vale do Alto São Francisco

 

ESPÍRITO SANTO

Região Serrana

 

MATO GROSSO

Região de Nova Mutum

 

GOIÁS

Centro-Sul Goiano

 

BAHIA

Região de Petrolina e Juazeiro

 

PERNAMBUCO

Região de Petrolina e Juazeiro

 

 

Junto com a ABE, também participam da ação a Agavi, Comissão Interestadual da Uva, Fecovinho, Fenavinho, Ibravin – Vinhos do Brasil, Sindinho RS e Uvibra, que convidam as vinícolas, confrarias, enólogos, sommeliers e apreciadores em geral a compartilhar a campanha em suas redes sociais. A ação foi desenvolvida pela Agência Gringa e Conceitocom Brasil.