Domingo 7 de junho foi celebrado o Dia do Vinho Brasileiro. E para estimular o consumo do produto nacional, o setor vitivinícola preparou um desafio ao consumidor: quer conhecer histórias de pessoas que se apaixonaram por rótulos do Brasil. Um sorteio online será realizado no dia do encerramento do concurso. E o sortudo que ganhar a parada vai ter motivos para festejar por bastante tempo. O prêmio ao vencedor é uma caixa de vinho brasileiro por mês, durante um ano. Ou seja, um total de 72 garrafas de diferentes regiões e terroirs, contemplando a diversidade de solos, climas e estilos que marcam o produto nacional.
Os interessados devem postar no Instagram um vídeo de até um minuto explicando como se apaixonaram pelo vinho brasileiro com a hashtag #euamovinhobrasileiro. Os candidatos devem também seguir o perfil da ABE (@associacaobrasileiradeenologia) na mesma rede social. Os vídeos precisam ser postados até o dia 5 de julho. O sorteio será feito via aplicativo e o resultado divulgado no próprio dia 5, nas redes da ABE.
O Brasil possui 26 regiões produtoras de vinhos em 10 estados brasileiros (BA, ES, GO, MT, MG, PR, PE, RS, SC e SP). São elas:
RIO GRANDE DO SUL
Alto Uruguai
Campanha
Campos de Cima da Serra
Depressão Central
Encosta do Sudeste
Encosta Inferior do Nordeste
Missões
Planalto Médio
Serra Gaúcha
Serra do Sudeste
SANTA CATARINA
Litoral Sul Catarinense
Planalto Catarinense
Vale do Rio do Peixe
Vale do Rio Tijucas
PARANÁ
Região da Grande Curitiba
Região de Maringá
SÃO PAULO
Região de Jundiaí
Região de São Roque
MINAS GERAIS
Cerrado Mineiro
Região Sul - Sudoeste de Minas
Vale do Alto São Francisco
ESPÍRITO SANTO
Região Serrana
MATO GROSSO
Região de Nova Mutum
GOIÁS
Centro-Sul Goiano
BAHIA
Região de Petrolina e Juazeiro
PERNAMBUCO
Região de Petrolina e Juazeiro
Junto com a ABE, também participam da ação a Agavi, Comissão Interestadual da Uva, Fecovinho, Fenavinho, Ibravin – Vinhos do Brasil, Sindinho RS e Uvibra, que convidam as vinícolas, confrarias, enólogos, sommeliers e apreciadores em geral a compartilhar a campanha em suas redes sociais. A ação foi desenvolvida pela Agência Gringa e Conceitocom Brasil.