Verde que te quero verde

Fotografia: Divulgação
Redação

Redação

A região de Penedès, ao sul de Barcelona, na Espanha, está prestes a se tornar a primeira região de vinhos do mundo a certificar apenas vinhos orgânicos. Segundo o que o presidente da D.O Penedès, Joan Huguet disse em entrevista ao site The Drinks Business, até 2025 todos os vinhos com o selo do órgão certificador da região terão que ser feitos integralmente com uvas tratadas de forma orgânica.

 

"Há sete anos, começamos a explicar a todos sobre o impacto positivo de nos tornarmos orgânicos no futuro", disse Huguet, ao site da TDB. "Para nós, é fácil. Somos uma região próxima ao mar, portanto temos poucos problemas, e é fácil para nós sermos orgânicos. Temos certeza de que o orgânico é melhor para nossa paisagem, mais saudável e mais sustentável. Com as mudanças climáticas, a conversão está se tornando mais fácil porque temos menos chuva, menos umidade e, portanto, menos risco de ataques de fungos”, completou. Huguet acrescentou: "Com certeza, em 2025 será obrigatório ser orgânico. Se você não for orgânico, não poderá fazer parte da D.O. Penedès."

 

Atualmente, a D.O. produz 18 milhões de garrafas de vinho tranquilo e 1 milhão de garrafas de espumante, e compartilha a região com a D.O. Cava e a D.O. Catalunya, o que significa que "os produtores podem escolher a viticultura a ser desenvolvida em seus vinhedos", disse Huguet.

 

Na mesma entrevista, Huguet garantiu que os produtores que precisarem de auxílio para a conversão em orgânico, seja logístico ou financeiro, será apoiado pela direção da DO.