Destilado à base de água, koji – o mesmo fungo utilizado na produção de saquê, missô e shoyu – e um ingrediente principal que pode ser arroz, cevada, trigo sarraceno, açúcar mascavo e batata doce, o shochu (pronuncia-se xô-tchu) é a bebida alcoólica icônica no Japão, encontrada em bares, restaurantes, mercados e lojas de conveniência daquele país. Sendo mais popular entre os japoneses do que o próprio saquê – 15% de mercado contra 4% em 2020, segundo a Forbes –, o governo japonês decidiu investir na sua divulgação no exterior e traz para o Brasil, pelo segundo ano, a The Shochu Academy. Organizada pela importadora Mega Sake e por Roberto Maxwell, brasileiro radicado há 17 anos no Japão e especialista nas bebidas japonesas tradicionais, a ação acontece nos dias 2 e 3 de março, em São Paulo e no Rio de Janeiro.
Destinado a interessados em geral, o programa em São Paulo será mais completo, com duração de dois dias. O primeiro é dedicado à teoria e o segundo, voltado à prática, com degustação e criação de um drinque por dupla. As 20 vagas disponíveis serão preenchidas por candidatos que se inscreverem e forem selecionados por um time de especialistas que, além de Fabio Ota (da Mega Sake) e Roberto Maxwell, conta também com a sake sommelière Yasmin Yonashiro, que faz parte do corpo docente, e com a consultora Vanessa Nakamura.
As inscrições são gratuitas e vão até o dia 20 de fevereiro, pelo link: https://www.tokyoaijo.com/the-shochu-academy-brasil.
Mais sobre o shochu
Com graduação alcoólica que pode variar entre 15% e 45%, o shochu nasceu em Kyushu, uma das principais ilhas do Japão, e hoje é produzido em todo o país. Por ser destilada uma única vez, preserva os sabores e aromas mais delicados, extraídos do seu ingrediente principal. Já o awamori, que, acredita-se, é o antecessor do shochu, provém exclusivamente de arroz, água e koji negro e é elaborado apenas na província de Okinawa. Ele pode ser envelhecido em potes de cerâmica e seu teor alcoólico fica entre 30% e 43%.
Serviço:
The Shochu Academy Brasil: 2 e 3 de março de 2023
Inscrições gratuitas pelo site: https://www.tokyoaijo.com/the-shochu-academy-brasil