Formado no curso Master Países e Regiões do Velho Mundo pela Associação Brasileira de Sommeliers do Rio Grande do Sul (ABS-RS), o sommelier carioca Wallace Neves representará o Brasil no principal campeonato da categoria no continente. Entre os dias 17 e 21 de fevereiro de 2025, em Sonoma, na Califórnia EUA), ele disputará o título de Melhor Sommelier das Américas. O evento é promovido pela Associação Internacional da Sommellerie (ASI), entidade que representa os profissionais do setor no mundo. “Meus estudos se iniciaram com a Europa Clássica na formação da ABS-RS, e posteriormente a certificação nível 3 da WSET”, diz Neves. “Atualmente meu foco está sendo um estudo amplo sobre o centro e o leste europeus, além das fronteiras longínquas das regiões da China, índia e Japão”.
O brasileiro recebeu menção na mais recente edição da revista da ASI, distribuída em dezembro, no artigo “Estrellas Emergentes de La Sommellerie: La Nueva Generación que Forja el Futuro”, junto a outros 14 colegas de profissão de países como Itália, Argentina, Estados Unidos, Japão e Dinamarca, entre outros.
Neves já ostenta no currículo o título de Melhor Sommelier do Brasil em 2022, concurso promovido pela ABS Brasil em conjunto com a seção gaúcha, no Vale dos Vinhedos. Na ocasião, a prova contou com 19 candidatos de diferentes estados. Dessa vez, a concorrência trará inscritos de Estados Unidos, Canadá, México, Peru, Chile e Argentina.
Com atuação como sommelier executivo no Sheraton Rio Hotel e embaixador dos Vinhos do Alentejo no Brasil, Wallace Neves é atualmente head sommelier da rede de supermercados Big Mais, em Governador Valadares (MG).