O segmento de vinhos no Brasil em números

Mercado vinícola representou 0,2% do PIB em 2024, indica seminário

Fotografia: Divulgação
Redação

Redação

O mercado de vinhos e espumantes movimentou cerca de 19 bilhões de reais no Brasil em 2024, valor equivalente a 0,2% do Produto Interno Bruto (PIB), e o país é o maior importador da bebida na América Latina, com 42% das compras. Foram importadas 17,7 milhões de caixas de vinhos e de espumantes de nove litros, um recorde histórico. Esses são alguns dos dados revelados pelo seminário Adega Ideal, realizado em São Paulo no mês passado.

Entre outros números divulgados, vale destacar que os vinhos importados ocupam 60% do mercado nacional em valor, com preço médio da garrafa importada de R$ 36,00 no varejo. O Chile segue sendo o líder na procedência dos vinhos, com 35% de mercado, tendo crescido 16% em volume. Itália e Portugal cresceram, respectivamente, 10% e 9% nas importações.

Em relação à produção nacional, o mercado de espumantes brasileiro apresentou crescimento pelo quarto ano seguido, com um volume total de 37,2 milhões de litros, o que corresponde a um ligeiro aumento de 2% em comparação com 2023.