Nem mesmo a maioria dos americanos sabe a razão, mas o fato é que no dia 6 de julho comemora-se nos Estados Unidos o “National Fried Chicken Day”, ou, em tradução livre, o “Dia Nacional do Frango Frito”. Já sob o calor do verão no Hemisfério Norte, nesse dia as pessoas reúnem-se para preparar a receita de frango frito em casa, levá-la a um piquenique ou para pedir esse prato em restaurantes populares da vizinhança.
A tradição teria surgido com os imigrantes escoceses que povoaram o sul do país nos séculos 18 e 19. Eles mergulhavam nacos de frango em gordura muito quente, num modo de preparo rápido e fácil. Não tardou e a receita se espalhou para outras regiões, ganhando versões mais ou menos refinadas, temperos regionais e acompanhamentos como salada de batata, pão de milho, verduras e até melancia.
Inspirados pela data, um grupo de nove bares e restaurantes de São Paulo criou receitas diversas de frango frito, que estão à venda pelos aplicativos ou canais próprios de delivery, de hoje, 7, até domingo, 12 de julho. A cada prato vendido serão doados 5 reais para a compra de frango a ser entregue à Unas (União de Núcleos, Associações dos Moradores de Heliópolis e Região). A meta dos restaurantes é entregar 1 tonelada à entidade, alcançando 500 famílias.
O Heavy Sauce, por exemplo, criou o heavy chicken (sobrecoxa com molho heavy sauce, maionese, alface, tomate e picles de cebola no brioche com gergelim, 32 reais).
O Meats apresenta a porção chicken wings (asinhas e coxinhas da asa de frango em molho picante e queijo gorgonzola, acompanhadas de sour cream, 30 reais).
Já o prato do Guarita é o chicken kimchi: frango empanado e frito com pimenta sriracha, kimchi, alface e maionese da casa (29 reais).
As outras casas participantes são Vinil Burger, Tuk Burger, Me Gusta, Pitico, Kingston e Bronx Street Food Shop.