Novos Talentos do Vinho Brasileiro

Seis vinícolas de jovens produtores brasileiros se reuniram para promover sues vinhos de forma conjunta pelos principais mercados do país

Redação

Redação

O grupo formado pelas vinícolas Bodega Iribarrem (Vale dos Vinhedos), Cave Antiga (Farroupilha), Cristofoli Vinhos de Família (Bento Gonçalves), Garbo Enologia Criativa (Bento Gonçalves), Monte Sant'Anna (São Marcos) e Tenuta Foppa & Ambrosi (Garibaldi) juntou forças para chegar de forma conjunta nos mercados de São Paulo, Santa Catarina e Piauí. 

Juntos, possuem cerca de 100 rótulos de vinhos, de todos os estilos - de espumantes à vinhos de sobremesa - e preços. “É a mesma forma que os importadores chegam nas lojas e restaurantes, com um catálogo completo de produtos”, ressalta Bruna Cristofoli. Além do amplo catálogo de vinhos, a associação tem levado a uma economia logística, pois os vinhos são consolidados e enviados de forma conjunta, o que também otimiza o trabalho do comprador.

Cristofoli destaca que além da afinidade por serem da mesma geração, foi necessária uma confiança mútua pois tiveram que abrir custos e planejamento financeiro das empresas para que os objetivos estivessem alinhados. “Isto acabou levando a um intercâmbio muito mais amplo, de temas técnicos e de marketing também”. 

Entre os seis vinhos apresentados, brilharam o Monte Sant’Anna Moscato Gialo 2022, um moscatel seco, fresco e nada cansativo de se beber, o Cristofoli Rosé de Sangiovese 2022, que aproveita a acidez elétrica da casta italiana, com toques cítricos e terrosos, e o Cave Antiga Moscato Licoroso 1999, um fortificado doce inspirado no Porto branco, com enorme complexidade e persistência.