Não ao fake

Fotografia: Divulgação
Redação

Redação

A China deu um passo importante para banir as falsificações no país. O tribunal de Pudong, em Xangai, condenou a 18 meses de prisão um expositor que apresentou vinhos falsos de Bordeaux em uma feira no país. Além do expositor, a empresa envolvida na falsificação vai ter que pagar uma multa de RMB$ 100 mil (cerca de R$ 60 mil).

 

O Conselho Interprofissional de Vinhos de Bordeaux (CIVB) comemorou a decisão judicial, que simboliza uma importante vitória contra as falsificações na China. "Bordeaux é a primeira marca coletiva a obter uma vitória em processos criminais na China", afirmouo porta-voz do CIVB.

 

A polícia, alertada pelo CIVB, apreendeu os vinhos do expositor na feira. Uma investigação posterior descobriu um lote de 10 mil garrafas falsas. A identidade do preso não foi divulgada pelas autoridades chinesas.

 

A expectativa é que a condenação sirva de impulso para uma maior proteção às marcas registradas no país asiático. Segundo o CIVB, há cerca de 15 processos envolvendo a marca Bordeaux correndo nos tribunais chineses.

 

Produtores de outras regiões, como Champanhe e Napa Valley também têm trabalhado em conjunto com as autoridades chinesas para coibir esse tipo de falsificação no país.