Uma mensagem de pesar, postada logo na manhã de segunda-feira (5) no Instagram da Casa Santa Luzia anunciou o falecimento de Álvaro Lopes, no domingo (4), sócio-diretor deste que é o mais tradicional supermercado de luxo da cidade de São Paulo.
De seus 95 anos, mais de 70 foram dedicados ao trabalho no empório fundado pelo pai, o português Daniel Lopes, em 1924, na então pacata Rua Augusta, bairro dos Jardins. Com a transformação urbanística do bairro, a Casa Santa Luzia cresceu e passou a ocupar quase meio quarteirão, com acesso pela Alameda Lorena, entre as ruas Augusta e Padre João Manuel.
A qualquer hora do dia era possível encontrar “seu” Álvaro em pé, logo após as estações de caixas, a receber os clientes e a orientar a equipe de funcionários. A perguntas como “Chegaram os novos azeites extra-virgem portugueses?” ou “que vinhos o senhor recomenda para o jantar de hoje?”, Álvaro Lopes não apenas respondia, como conduzia a todos às respectivas gôndolas a fim de mostrar as novidades.
Como sócio-diretor da Casa Santa Luiz, investiu, de maneira inédita, na importação direta e na comercialização de alimentos e bebidas finíssimos. E transformou o empório do pai em um verdadeiro ponto turístico e gastronômico da região dos Jardins.