LVMH compra o provençal Château Minuty

A Provence se mostra a bola da vez na carteira de propriedades vinícolas comandada por Bernard Arnault; conhecido por ser a pessoa mais rica no mundo (Economist - 2023)

Marcel Miwa

Marcel Miwa

Em 2019 a Moët Hennessy adquiriu consecutivamente o Château Galoupet (Cru Classé da Provence, na classificação de 1955) com seus 69 hectares de vinhedos, e o Château d’Esclan, propriedade de grande prestígio com marca criada por Sacha Lichine. Philippe Schaus comentou à Wine Spectator que as vendas de d’Esclan literalmente dobraram desde a aquisição do grupo. Em janeiro de 2023, em um passo mais silencioso, Moët Hennessy comprou Jas d’Esclan, vizinho à Château d’Esclan, aumentando sua área de vinhedos na Côtes de Provence em mais 24 hectares. 

Agora o grupo voltou às compras e com outro grande passo: o Château Minuty. A propriedade com 160 hectares de vinhedos também está na Côtes de Provence e é uma das 23 vinícolas com status Cru Classé na classificação original da Provence de 1955. Com isto, o grupo LVMH terá sob controle cerca de 25% de toda a produção de rosés da Côtes de Provence. 

Ainda que os valores estejam sob sigilo estima-se que as cifras da compra de Minuty ultrapassem os EUR 350 milhões. A família Farnet-Matton seguirá na administração da vinícola e cuidará da manutenção do estilo. Embora Minuty e d’Esclan sejam vistas como concorrentes entre os rosés premium da Provence, Schaus afirma que se tratam de forças complementares. “Château d’Esclan é muito forte nos Estados Unidos, enquanto Minuty tem como fortaleza os mercados da Europa, Caribe e Emirados Árabes”, e complementa dizendo que o rosé da Provence tem o mesmo potencial que o Champagne dentro do universo dos espumantes.