Jogadores da NBA colecionam vinícolas

Alguns dos mais conhecidos jogadores da liga de basquete norte-americana têm investido na compra de vinícolas, em diversas as partes do mundo.

Marcel Miwa

Marcel Miwa

O mais recente movimento veio do veterano que jogou a temporada passada pelo Los Angeles Lakers, Carmelo Anthony, ao lançar o primeiro vinho de seu projeto batizado VII(N) The Seventh Estate. O vinho, o Oath of Fidelity Châteauneuf-du-Pape 2017 foi produzido em parceria com a vinícola da família Usseglio, tradicional nome nesta parte do sul do Rhône. Foram produzidas apenas 2.400 garrafas nesta edição inaugural. Durante a pandemia o jogador criou o podcast What’s In Your Glass, centrado no tema do vinho, e conversou com diversos especialistas e celebridades sobre o tema, mostrando que também tem experiência com as taças. 

O armador francês recém-aposentado do San Antonio Spurs, Tony Parker (4 vezes campeão da NBA), se dirigiu para a região vizinha escolhida por Carmelo Anthony, a Côtes du Ventoux, onde comprou o Château Saint Laurent. A propriedade está muito próxima a Avignon e possui um túnel com quase 10 quilômetros que a liga ao palácio papal, provavelmente construído no século XIV, quando a sede papal saiu de Roma para Avignon. Tony Parker já tem participação em dois projetos vitivinícolas, o Château La Mascaronne, na Provence, e o Champagne Jeeper. O Château Saint Laurent possui 40 hectares de vinhedos já produtivos e algumas parcelas com mais de 80 anos de idade, todos em conversão para o cultivo orgânico. A vinificação estará à cargo do consultor Guillaume Valli, que deve liberar o primeiro vinho ao mercado, um tinto feito com Grenache, Cinsault e Syrah (3.000 garrafas), em novembro de 2023. 

Entre 2019 e 2021, Carmelo Anthony jogou no Portland Trail Blazers, onde se tornou grande amigo e foi influenciado por CJ McCollum. O armador que atuou por 9 anos no Portland se encantou pelos vinhos feitos próximos à cidade, na região do Oregon, mais especificamente em Willamette Valley. Em 2020 McCollum lançou seu primeiro vinho, o McCollum Heritage 91 2018, feito na vinícola Adelsheim. As 133 caixas deste Pinot Noir foram vendidas em menos de uma hora. O resultado e a paixão do jogador e sua esposa pelos vinhos levou a um passo mais ambicioso no final de 2021, quando compraram um terreno com mais de 120 hectares, vizinho ao vinhedo de Pinot Noir de Adelsheim, na zona chamada Chehalem Mountains. A gestão dos vinhedos e vinificação ficará com Gina Hennen, de Adelsheim.

Além destes recentes casos, outras estrelas da NBA como o pivô chinês aposentado Yao Ming, que jogou pelo Houston Rockets entre 2002 e 2011, lançou seu vinho. Hoje seu projeto compra uvas de seis diferentes setores de Napa Valley para produzir sua linha com foco na Cabernet Sauvignon, na forma varietal ou em assemblage. Dwyane Wade, ala que foi campeão olímpico pelos EUA em 2008, se aposentou em 2019 jogando pelo Miami Heats. Em 2014 criou seu projeto vinícola em sociedade com Jason Pahlmeyer, nome legendário em Napa Valley. Seu Wade Cellars Oakville Cabernet Sauvignon é vendido a preço superior a US$ 100 no mercado americano. O armador James Harden, atualmente no Philadelphia 76ers, fez parceria com a popular marca australiana J-Shed para lançar sua linha J-Harden x J-Shed, em duas versões, Cabernet Sauvignon e Red Blend, com uvas californianas. E a lista é longa, envolvendo até mesmo sociedade de ex-jogadores campeões da NBA como Channing Frye e Kevin Love, de Chosen Family Wines, sediada no Oregon.