Os incêndios na costa oeste dos Estados Unidos continuam a se espalhar de forma dramática. Os estados do Oregon, Washington e Califórnia são os mais afetados.
No Oregon, mais de 500 mil pessoas já foram forçadas a deixar suas casas. A governadora Kate Brown decretou estado de emergência para todo o estado. “Estamos lidando com incêndios sem precedestes com consequências devastadoras. Nossa prioridade número um agora é salvar vidas. Esta pode ser a maior perda de vidas humanas e propriedades devido aos incêndios florestais na história do nosso estado”, disse a governadora.
O Oregon é um dos principais estados produtores de vinho nos Estados Unidos. E diversos produtores já relataram problemas com incêndios, que ocorrem justamente no tempo da vindima. Uma das regiões mais afetadas é o Willamette Valley. E há relatos de pelo menos uma vinícola destruída em Rogue Valley. Segundo a Wine Spectator apurou, a Simple Machine queimou completamente, com perda de todas as instalações, equipamentos, estoque e sala de degustação.
“Não sobrou uma única garrafa", disse a WS o coproprietário da Simple Machine, Brian Denner. "Nossa amada cidade natal de Talent está tão devastada que parece bobo até mencionar a perda de uma vinícola. Temos inúmeros amigos e vizinhos que estão experimentando o mesmo horror ao nosso lado em nossa comunidade”, completou.
De acordo com o Escritório de Gerenciamento de Emergências do Oregon, 33 incêndios estavam queimando na manhã de quinta-feira, cobrindo um total de 924.000 acres até agora. Autoridades do Oregon também confirmaram a morte de três pessoas. O maior complexo de incêndios está na área de Santiam Canyon, localizado nas Montanhas Cascade a leste de Salem, a capital do estado. Mais ao sul, perto de Eugene, o incêndio na Holiday Farm atingiu 145.000 acres, sem contenção.
A previsão do tempo pode ajudar bombeiros, moradores e agricultores. É esperada uma queda na temperatura e um aumento da umidade para os próximos dias, com possibilidade de chuva no início da semana que vem. Mesmo assim, a safra, cuja qualidade havia sido elogiada pelos produtores, corre risco com o aumento das temperaturas e a expansão da fumaça.
Em Washington, a situação é semelhante. Apenas nas últimas 24 horas, mais 300 mil acres de terra foram queimados no estado. Por lá, a maioria dos incêndios florestais está bem ao norte do Vale Walla Walla. No entanto, o incêndio em Evans Canyon, agora 80 por cento contido, queimou mais de 75.000 acres no sopé das Cascades, a noroeste de Yakima. O enólogo Matt Reynvaan relatou uma ligeira névoa de fumaça em Walla Walla na manhã de quinta-feira.
Na Califórnia, os bombeiros continuam a combater vários incêndios, incluindo no condado de Mendocino, nas montanhas de Sierra Nevada e ao norte de Los Angeles. As principais regiões vinícolas escaparam dos incêndios esta semana, mas a fumaça obscureceu o sol durante grande parte da quarta-feira e uma onda de calor forçou apagões durante a colheita.