Há dez anos, o sertão virou o céu

Parceria entre o chef Rodrigo Oliveira, do Mocotó, e KLM completa uma década, com novas receitas no cardápio de bordo da companhia holandesa

Miguel Icassatti

Miguel Icassatti

Um dos mais inventivos cozinheiros brasileiros e sempre engajado em propagar as virtudes e sabores das diversas cozinhas regionais do país, Rodrigo Oliveira lidera há vinte anos a cozinha do Mocotó, premiado restaurante de comida sertaneja que foi aberto por seu pai, Zé de Almeida, em 1973 como uma “casa do Norte”, na Vila Medeiros, Zona Norte de São Paulo.

Presente na lista Bib Gourmand do Guia Michelin, que relaciona os estabelecimentos com boa relação custo-benefício, o Mocotó é uma ótima oportunidade para quem queira degustar, em terra, receitas típicas e singelas do sertão nordestino, preparadas com ingredientes de boa procedência e, é claro, o talento de Rodrigo e de sua equipe.

A quem tiver a sorte de embarcar em um voo da KLM a partir do Brasil, com destino a Amsterdã, poderá conhecer, a cerca de 35 mil pés de altitude, o novo cardápio de bordo assinado pelo chef, que estará disponível a partir de 1º de julho.

Na World Business Class (equivalente à executiva) da companhia de origem holandesa, o menu disponível entre 1º de julho e 26 de outubro inclui: sopa de tomate com funcho e laranja e salada de abóbora com queijo de cabra, castanha de caju caramelizada e rúcula (entradas); entre as opções principais, estão bobó de vegetais, cogumelo e castanha de caju; pirarucu grelhado, musseline de mandioca, tomate e tucupi (foto); e porco caipira braseado, canjiquinha, brócolis e pipoca; bolo de mandioca, doce de leite e flor de sal é a opção de sobremesa.

Entre 27 de outubro próximo e 8 de janeiro de 2025, o menu terá sopa cremosa de mandioquinha e maionese de pirarucu com mandioca, purê de cenoura brasileira, pimenta biquinho, vagem e óleo de coentro (entradas); pratos principais: couve-flor assada, homus, salsa verde, tomate; carne-de-sol confitada, baião-de-dois cremoso, queijo-de-coalho; frango assado, cuscuz de milho, roti de graviola, folhas da horta; cheesecake, butiá, chocolate (sobremesa).

Na categoria Premium Confort, o menu até 26 de outubro terá, como entrada, a salada de abóbora com queijo de cabra, castanha de caju caramelizada e rúcula; pratos principais serão o escondidinho de frango, requeijão e arroz de brócolis ou o bobó de mandioca, berinjela, cogumelo e folhas da horta; e para sobremesa, o bolo de mandioca, doce de leite, flor de sal.

De 27 de outubro a 8 janeiro de 2025, os passageiros da Premium Comfort poderão provar a maionese de pirarucu com mandioca, purê de cenoura brasileira e pimenta biquinho (entrada); principais: carne-de-sol acebolada com baião-de-dois cremoso ou escondidinho de vegetais, queijo meia-cura e arroz de cheiro-verde; de sobremesa, cheesecake, butiá, chocolate.

E para a classe econômica, o menu disponível de 1º de julho a 31 de dezembro trará duas sugestões de prato principal: 1, escondidinho de frango, requeijão e arroz de brócolis; 2. penne, bechamel de abóbora, ricota, espinafre e molho de tomate (foto).