Gastronomia e tendências: os próximos 10 anos

Frescor, consumo consciente e transparência estão entre os pontos levantados em um estudo global apresentado pela Puratos Brasil

Fotografia: Divulgação
Miguel Icassatti

Miguel Icassatti

No fim de 2024, a Puratos Brasil, subsidiária brasileira da multinacional do setor de food service de origem belga, e que mantém produção em 75 países, divulgou os resultados da Taste Tomorrow, uma pesquisa realizada com cerca de 20 mil pessoas ligadas ao setor de alimentação, em 50 países.

O objetivo desse estudo é compreender o comportamento do consumidor nos segmentos de panificação, confeitaria e chocolate e apontar quais as tendências do mercado. São elas:

  1. Frescor: é o benefício número 1 pelo qual os consumidores estão dispostos a pagar mais neste momento.
     
  2. Artesanal: de acordo com a pesquisa, 81% dos consumidores querem ser informados a respeito da origem dos alimentos e de como são feitos.
     
  3. Phygital: o consumidor faz a compra on-line mas não abre mão de conhecer e experimentar o produto em um ponto de venda físico. As lojas físicas podem aproveitar esse interesse e oferecer produtos atraentes, que despertam indulgência, em um ambiente inesquecível.
     
  4. Consumo consciente: a sustentabilidade é um fator importante entre os consumidores que optam por alimentos produzidos localmente. Para 70% deles, isso é melhor para o meio ambiente. E 65% afirmam buscar alimentos em que tenham certeza de que os agricultores recebem preço justo.
     
  5. Transparência: três em cada quatro pessoas ouvidas na pesquisa olham as informações nos rótulos e embalagens dos alimentos.
     
  6. Conveniência máxima: na hora de se alimentar, o consumidor busca segurança, conforto e comodidade.
     
  7. Sabor e textura: coxinha de jaca, brigadeiro de pistache, sonho de chocolate. Os consumidores estão buscando inovações com um aspecto familiar, ou seja, se apegando aos clássicos que já conhecem (e confiam) mas topam experimentar alimentos com formatos ou texturas diferentes.
     
  8. Saúde holística: a saúde está conectada ao que a pessoa come. Para 79% dos consumidores, melhorar a saúde intestinal tem impacto positivo no bem-estar mental.
     

“Essas tendências devem perdurar e se mover lentamente por dez anos”, diz Leonardo Soares, gerente de customer service da Puratos Brasil. “Por isso, chamamos essas tendências de food steps”.

A partir dos resultados da Taste Tomorrow, a Puratos conseguiu apontar também quais são os fatores que direcionam a decisão do consumidor no Brasil na hora de escolher três segmentos de produtos: pães, doces e chocolate. No caso dos pães, os valores mais caros ao consumidor, nesta ordem, são 1. Preço; 2. Sabor; 3. Frescor. Em relação aos doces e itens de confeitaria aparecem: 1. Sabor; 2. Preço; 3. Aparência. E na hora de comprar chocolate os três principais aspectos que o consumidor leva em conta são 1. Sabor; 2. Preço; 3. Porcentagem de cacau.