É festa nas serras

Festival gastronômico Sabores da Montanha ocupa restaurantes de SP, MG e RJ até 25 de agosto

Fotografia: Divulgação
Redação

Redação

Majestosa, a Serra da Mantiqueira espalha-se pelos estados de São Paulo, do Rio de Janeiro e de Minas Gerais e é muito procurada por turistas na temporada de inverno. De olho nesse público, restaurantes de destinos como a Serra da Bocaina, Andradas (MG), Visconde de Mauá (RJ) e São Bento do Sapucaí (SP), acolhem a 2ª edição do Festival Gastronômico Sabores da Montanha, que se estende até o dia 25 de agosto.

Chefs de diversos restaurantes preparam receitas especialmente criadas para o festival, a partir de insumos oriundos da própria região, por produtores artesanais de café, queijos, vinhos, azeites, doces, entre outros itens. Além de restaurantes, participam desta edição gastrobares, pizzarias, lanchonetes, hamburguerias, cafeterias, bistrôs, sorveterias, padarias, vinícolas, docerias e cervejarias da montanha.

Em Espírito Santo do Pinhal (SP), por exemplo, é possível provar o café da manhã do Paganini & Palermo Café Colonial Brunch e Empório Rural, em um ambiente totalmente rústico, que remete às antigas fazendas rurais. O café é acompanhado por sete tipos de bolo, além de frutas; geleias, doces caseiros, pão de queijo, tortas, pães caseiros, queijo fresco local, cuscuz, coalhada, leite, chás, capuccino, ovos mexidos ou fritos, omeletes, crepioca e tapioca.

Já em São Bento do Sapucaí (SP), cidade que reúne sete estabelecimentos no festival, o Empório Caminhos dos Queijos é especializado em queijos artesanais brasileiros e produtos da Mantiqueira. Apresenta ao público o Queijo Borbinha, uma criação exclusiva da renomada queijaria Bolderini, de Pindamonhangaba (SP). Também de São Bento do Sapucaí, a Fazenda Soares Queijaria Artesanal exibe no festival seu premiado doce de leite, que conquistou recentemente medalha de bronze no 3° Mundial do Queijo do Brasil 2024.

O restaurante da Pousada Tijupá, no Vale do Pavão, em Visconde Mauá (RJ), serve durante a temporada a barriga de porco Tijupá (braseada e prensada, sobre cama de angu com vinagrete de feijão-manteiguinha de Santarém, couve refogada e limão. Em Andradas (MG), o Café Bar da Preta serve o lombo da vó (lombo suíno conservado na banha, com couve e tomatinho saltitado no azeite, acompanhado de abacaxi flambado e batata doce frita).

Serviço:

2º Festival Gastronômico Sabores da Montanha
Quando: 5 de julho a 25 de agosto de 2024
Onde: Estabelecimentos gastronômicos das cidades participantes
Informações: @saboresdamontanha_br