Diretamente da Cervejaria Fratelli Reggiani, em Vitória (ES), a Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva) anunciou as cervejas vencedoras da edição Sudeste da 3ª Copa Cerveja Brasil. Foram inscritas 457 amostras de cervejarias dos quatro estados da região – São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo –, das quais 111 receberam medalhas de acordo com a avaliação de 27 jurados nacionais e internacionais. Desse total, foram distribuídas 45 medalhas de ouro, 28 de prata e 38 de bronze.
São Paulo, com 183 amostras enviadas, foi o estado com mais rótulos inscritos, seguido pelo estado-sede, Espírito Santo, com 170 cervejas. Ao todo, 102 cervejarias enviaram amostras para serem colocadas à prova pelo corpo de jurados.
Entre os cinco estilos brasileiros previstos no regulamento, houve nove inscrições de Catharina Sour e mais nove de Brazilian Hop Beer. Nessa categoria competem rótulos que utilizam lúpulo brasileiro sobre um estilo base livre.
Campeãs e destaques
A cerveja Friburgator Doppelbock, da Cervejaria Pontal, de Nova Friburgo (RJ), ficou com o primeiro prêmio Best of Show, seguida pela Divina Rio Doce, uma South German Kristal Weizen, da cervejaria Divina Beer, de Colatina (ES). Em terceiro lugar ficou a Kalango Premium Lager, uma Bohemian Pilsener da Cervejaria Kalango, de Americana (SP). Receberam menção honrosa a Schwarzbier da Cervejaria Brotas Beer, de Brotas (SP) e a Damma, uma Barrel Aged Beer da Aurora, de Venda Nova do Imigrante (ES).
A Cervejaria Campinas (Campinas, SP) foi apontada como a melhor cervejaria, devido à maior quantidade de medalhas arrebanhadas. A Três Torres, de João Neiva (ES), foi o destque na categoria microcervejaria, na qual competem fábricas com volume anual de até 600 mil litros. A Cervejaria Três Santas, de Santa Teresa (ES), venceu a categoria Melhor Brewpub e a Juan Caloto, de São Paulo (SP), ganhou o prêmio de melhor Cigana.
Confira a lista completa dos ganhadores da 3ª Copa Cerveja Brasil em https://bit.ly/3CCB-Sudeste. As próximas etapas do torneio acontecem em Salvador, na edição Nordeste, dos dias 17 e 18 de agosto; Brasília, em setembro, para a edição Centro-Oeste; Belém, edição Norte, em outubro; e Curitiba, na edição Sul, em novembro. A final da Copa Cerveja Brasil será realizada em São Paulo, de 5 a 10 de dezembro, reunindo todas as ganhadoras de medalha nas etapas regionais. As cerevjas medalhistas de ouro na final da Copa Cerveja Brasil receberão inscrições gratuitas para o World Beer Cup 2024, nos Estados Unidos.
Mais informações em https://abracerva.com.br.