A Diageo, multinacional de bebidas, através de sua marca Johnny Walker, e com a parceria da startup Livre de Assédio vão treinar 4 mil bares e restaurantes em 2023 para prevenir o assédio e garantir a segurança das mulheres nos seus ambientes.
No início de 2022 a empresa realizou uma pesquisa com mais de 2.000 mulheres, maiores de 18 anos e de todas as classes sociais, para entender a segurança deste público quando frequentam bares e restaurantes. O levantamento apontou que 2/3 das mulheres disseram já terem sofrido algum tipo de assédio e entre funcionárias destes estabelecimentos, 78% apontaram algum assédio durante o período de trabalho. E no Brasil, cerca de 63% da mão de obra do setor é feminina, um dos maiores índices no mundo.
Na apresentação do projeto para 2023, Patrícia Borges, VP de Marketing da Diageo Brasil, comentou que o objetivo é treinar 80% do staff dos estabelecimentos. “Sabemos que a rotatividade é alta, treinando o maior número possível de colaboradores conseguimos perpetuar a cultura”. O evento contou com uma mesa redonda com a apresentadora Ana Paula Padrão, a escritora e filósofa Djamila Ribeiro, a bartender Adriana Pino e o presidente da Abrasel, Paulo Solmucci.
Entre os pontos principais do treinamento está a mensagem que nunca se deve culpabilizar a vítima ou normalizar os episódios e deve-se empoderar o staff do bar ou restaurante para tomar uma postura ativa frente a possíveis assédios. Outra parte da ação consiste na sinalização visual nos estabelecimentos sobre a ilegalidade deste tipo de comportamento e que o local passou pelo treinamento para repressão ao assédio.
Como Djamila Ribeiro finalizou suas palavras “todo o passo é importante nesta ação; ainda falta muito, mas falta menos”.