Atingir emissões líquidas zero até 2040. Este é o plano que a Viña Concha y Toro anunciou na COP28. A ideia era conseguir chegar a tal objetivo em 2050, mas novas pesquisas e atitudes adotadas pela empresa fizeram com que a vinícola adiantasse estsa meta.
A notícia segue um compromisso assumido pelo produtor em 2019 com uma iniciativa de Meta Baseada na Ciência para reduzir suas emissões absolutas de Escopo 1, 2 e 3 em 55% até 2030 e atingir emissões líquidas zero até 2050.
Agora, devido ao progresso que a casa fez, a a meta de zero líquido foi adiantada para 2040, em um anúncio oficial no pavilhão chileno da COP28.
A meta será incorporada em sua estratégia de sustentabilidade, Uncork a Better Future, que é um programa de descarbonização alinhado ao SBTi, necessário para evitar o aquecimento global acima de 1,5°C. Além disso, a empresa também assinou a Business Ambition for 1.5°C e a Race to Zero, que nasceu da COP25.
Nos últimos cinco anos, a empresa reduziu suas emissões em 35%. Como resultado das políticas adotadas pela Concha y Toro, a pegada de carbono da empresa é 53% menor do que a média global do setor, afirma.
O gerenciamento para reduzir as emissões começou há vários anos, com foco nas emissões da própria empresa e de seus fornecedores. O uso de energia 100% renovável é um princípio fundamental importante tanto para a vinícola quanto para os parceiros escolhidos para trabalhar com ela. A empresa também trabalhou para reduzir as emissões indiretas, abordando questões como a embalagem ou o peso das garrafas.
"Esse desempenho nos permitiu visualizar que podemos fazer uma contribuição maior para a mitigação das mudanças climáticas”, disse Valentina Lira, Gerente de Sustentabilidade da Viña Concha y Toro. ”Após 5 anos de progresso com o SBTi, achamos que era um bom momento para renovar nosso compromisso de reduzir nossas emissões, com o objetivo de contribuir para um futuro mais sustentável. Essa antecipação da meta está totalmente alinhada com a estratégia da empresa. Como uma empresa B
nosso estatuto incorpora o objetivo de gerar impactos positivos e regenerativos para nossa sociedade e nosso planeta”, completou.