A zona de Côtes du Rhône Villages tem uma nova denominação de origem. Nyons, na parte sul do vale do Ródano, teve a nomeação aprovada pelo Institut National des Appellations d'Origine (INAO) em 15 de outubro, tornando-a o 22º cru nomeado na Côtes du Rhône.
A área de cultivo cobre cerca de 350 hectares espalhados pelas comunas de Nyons, Mirabel-aux-Baronnies, Piégon e Venteroln no departamento de Drôme na margem oriental do Rhône perto do AOC de Vinsobres.
A requisição de transformação da zona em cru foi iniciado em 1998, mas mudanças exigidas pelo INAO foram fundamentais para tamanha demora na aprovação do pedido. A principal delas foi a troca de algumas vinhas de grenache por outras de syrah a fim de atingir o mínimo de 25% da uva no lote final. A outra uva principal na área é a mourvèdre com pequenas quantidades adicionais de cinsault e carignan.
A nova denominação cobre apenas a produção de vinho tinto, embora vinhos brancos e rosés também sejam produzidos lá. A classificação pode ser usada para vinhos da safra deste ano com rendimentos limitados a 41hl / ha.
A propósito, a cidade também tem uma forte tradição no cultivo de azeitonas e foi concedida a condição de indicação geográfica protegida para suas azeitonas pretas e azeite em 1994.
A aldeia de Nyons também é famosa pela Pont de Nyons, construída no início do século XV que atravessa o rio Aigues - um pequeno afluente do Ródano - e que com pouco mais de 40 metros de comprimento era bastante grande para os padrões de o dia.
As cinco aldeias mais recentes com status nomeado foram; Côtes du Rhône Villages Saint Andéol (2017), Côtes du Rhône Villages Vaison-la-Romaine, Suze-la-Rousse e Valréas (2016) e Côtes du Rhône Villages Gadagne (2012).