Com a declaração “A Vida é feita de Buteco”, a 23ª edição do Comida di Buteco chega a 24 circuitos simultâneos em todo o Brasil. Em São Paulo, por exemplo, são 229 bares participantes, em diversas regiões do Estado, entre os quais o Tiro Liro (foto). A novidade para esta edição é a inclusão de Osasco na lista de cidades participantes.
Para este ano, os botecos concorrentes têm de apresentar petiscos que destaquem o uso de ervas e especiarias.
Como funciona: Público e jurados convidados pela organização visitam os estabelecimentos para votar em quatro quesitos: atendimento, temperatura da bebida, higiene e petisco. O petisco leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e dos jurados 50%. A cada edição 20% dos botecos são desclassificados para o ano seguinte, a fim de gerar renovação e acirrar a competitividade.
Desde 2016, o Comida di Buteco é realizado em duas etapas: na primeira, regional, a votação é feita pelo público e por jurados da própria cidade. Depois de eleitos os campeões de cada circuito, um outro corpo de jurados visita e avalia os campeões para que seja eleito então, o melhor do Brasil. Em julho, numa festa realizada em São Paulo, será revelado o campeão nacional.
O Comida di Buteco nasceu no ano 2000, na cidade de Belo Horizonte, por iniciativa do chef Eduardo Maya, em parceria com a extinta Rádio Geraes FM, com objetivo de resgatar botecos familiares e sua cozinha local. Atualmente está presente em todo o país e é realizado simultaneamente em diversos lugares do Brasil.
Vai lá: comidadibuteco.com.brhttps://comidadibuteco.com.br/