Aposta no frescor

Fotografia: Divulgação
Redação

Redação

O Château Pichon Baron anunciou o lançamento do primeiro vinho branco feito na propriedade. O O Les Griffons de Pichon Baron 2023, Grand Vin Blanc Sec é feito 100% com a uva Semillon, e irá custar, no mercado de Bordeaux, em torno de R$ 330. 

“Estamos extremamente satisfeitos com o resultado, que confirma nossa fé na qualidade, no caráter e na individualidade do Semillon que selecionamos, mas também nossa confiança na qualidade e na adequação dessa parcela para a produção de vinho branco seco no mais alto nível”, declarou, em nota oficial, a equipe do Château. 

O vinho foi feito a partir de uma seleção massal de Semillon do Château Suduiraut, em Sauternes, que pertence à vinícola. As mudas foram então enxertadas em vinhas de 20 anos de idade em uma parte fria e calcária da propriedade Pichon Baron em Pauillac, um local de vinhedo conhecido como “Boua”.

O Les Griffons foi produzido com prensagem de cachos inteiros e depois vinificado em barris de um ano de idade. Não sofreu conversão malolática e foi envelhecido por nove meses em carvalho com agitação regular das borras. Por conta das restrições atuais das leis de classificação, ele será engarrafado como um AOC Bordeaux Blanc Sec.