Ao chef com carinho

Alex Atala recebe o colega Patrick Bertron para conduzir jantar a quatro mãos em homenagem a seu mestre, Bernard Loiseau

Fotografia: Marcus Steinmeyer
Redação

Redação

Depois de Tóquio e de Nova York, a cidade de São Paulo foi a selecionada para receber, neste ano, eventos que homenageiam o legado do chef francês Bernard Loiseau, fundador do grupo homônimo estabelecido há décadas na região da Borgonha. Atualmente, a marca é comandada pela filha de Bernard, Bérangère Loiseau, que vem ao Brasil para participar de um painel durante o France Excellence, série de eventos voltados para o mercado de luxo, que acontece em São Paulo de 19 a 21 de setembro, e inclui jnatares comemorativos no D.O.M. e na Escola Laurent Suaudeau.

Alex Atala começou a carreira na Bélgica, aos 19 anos, trabalhando com serviço de catering para aviação. Quando se mudou para a França, foi trainee no restaurante La Côte D'Or, dentro do Relais Bernard Loiseau. Ali, atuou ao lado do próprio Bernard, um de seus mestres, e que fez história. Com o La Côte D’Or, conseguiu obter 19 dos 20 pontos possíveis dados pelo Gault Millau, o concorrente direto do Guide Michelin, em que ostentava três estrelas, nota máxima atribuída pelo guia. Ele morreu aos 52 anos, deixando um legado para chefs do mundo inteiro. É a ele que Alex Atala credita a inspiração para o glazing, técnica bastante presente em seu dia-a-dia profissional.

O jantar em homenagem ao lendário chef francês acontece no dia 20 de setembro, quarta-feira, a partir das 19h30, no restaurante D.O.M. (Rua Barão de Capanema, 549 - Jardins, em São Paulo). Servido em 10 passos, será feito a 4 mãos por Alex Atala e Patrick Bertron, que trabalhou por 41 anos no Relais Bernard Loiseau e terá receitas do próprio Loiseau, como jambonnettes de grenouilles à la purée d'ail et au jus de persil (pernas de rã com purê de alho e molho de salsa), nas entradas, e la rose des sables au chocolat coulis d’orange confit (cacau com sorvete de chocolate amargo e coulis de laranja cristalizada), uma das sobremesas.

O menu completo inclui, como amuses-bouches: formiga amazônica, abacaxi e cachaça; snacks: ovas de peixe brasileiro, arroz e quiabo, torrone e melancia; entradas: jambonnettes de grenouilles à la purée d'ail et au jus de persil e hollandaise com tucupi; pratos principais: Tucunaré com molho de chalota em redução de vinho tinto, Camarão carabineiro e Pato confitado; sobremesas: Mandioca e mel nativo, Priprioca - ravióli de banana e limão e La rose des sables au chocolat coulis d’orange confit; além de café e petit four.

O convite custa R$ 1.300,00 por pessoa, e inclui vinhos, manobrista e serviços. Reservas podem ser feitas pelo telefone: (11) 96918-9947, e-mail: dom@domrestaurante.com.br, ou diretamente no site: www.domrestaurante.com.br