Beber uísque pode não fazer lá muito bem para a saúde do indivíduo. Mas para a economia, certamente faz. O relatório anual da Scotch Whisky Association (SWA) revelou que o setor de uísque escocês mantém 66.000 empregos britânicos e contribuiu com £7,1 bilhões (R$ 44,2 bi) para a economia britânica em 2022, dos quais £5,3 bilhões para a economia escocesa e £1,8 bilhão para o resto do Reino Unido
Tal resultado faz com que o uísque escocês seja responsável por £3 em cada £100 do valor agregado bruto (GVA) da Escócia, ficando atrás apenas da produção de energia em importância econômica. Recentemente, o setor comemorou uma disparada nas exportações nos principais mercados para o uísque escocês, como EUA, França, Cingapura, Taiwan, China e Índia.
Em nota, Mark Kent, CEO da SWA, disse que "o setor de uísque escocês mais uma vez provou sua importância econômica para o Reino Unido, tanto internamente quanto no cenário mundial, e esses números destacam a importância de apoiar um setor-chave para a produtividade, as exportações e o emprego”. Ele lembra que o setor passou por cinco anos "turbulentos", incluindo a pandemia de Covid-19, o Brexit e uma batalha comercial entre o Reino Unido e os EUA. Mesmo com todos os revezes, o setor permaneceu resiliente durante todo esse período. As exportações aumentaram 31%, chegando a £ 6,2 bilhões nos cinco anos até 31 de dezembro de 2022.
O uísque escocês agora acrescenta £273.000 por funcionário ao valor agregado bruto da Escócia, que é uma métrica de produtividade usada para avaliar a contribuição econômica de um determinado setor. No entanto, os líderes comerciais alertam que o setor enfrenta ventos contrários significativos ao tentar manter esse crescimento nos próximos anos.
Esses obstáculos incluem as altas taxas de impostos que o governo do Reino Unido aplica às vendas de bebidas alcoólicas, a falta de investimentos em infraestrutura na Escócia e acordos comerciais que ainda precisam ser finalizados. “Antes do orçamento da primavera do Reino Unido e das eleições gerais deste ano, é vital que o setor seja apoiado pelo governo para que as empresas possam continuar a investir na economia do Reino Unido", acrescentou Kent.
O Secretário de Economia do Bem-Estar, Neil Gray, acrescentou: "O crescimento contínuo nos mercados globais significa mais empregos e investimentos em toda a Escócia. Nossas comunidades se beneficiam e isso atrai visitantes e residentes para conhecer a incrível oferta que temos aqui na Escócia. O governo escocês continuará a trabalhar com o setor de uísque para impulsionar ainda mais o crescimento e o sucesso”, declarou.