A diversidade dos vinhos itailanos à prova em SP

1ª Settimana Del Vino Italiano acontece entre os dias 20 e 26 de maio em 20 restaurantes da cidade

Fotografia: Divulgação
Miguel Icassatti

Miguel Icassatti

Prevista para ocorrer entre os dias 21 a 27 de outubro próximo, a Settimana dela Cucina Regionale Italiana já é um evento consagrado, que movimenta duas dezenas de bons restaurantes italianos na cidade de São Paulo – a edição de 2024 será a décima-terceira. Pois entre os dias 20 e 26 de maio, a capital paulista vai ter uma espécie de aperitivo, com a realização da 1ª Settimana del Vino Italiano.

A ideia desse evento é apresentar rótulos produzidos em todas as regiões da Itália para as mesas de vinte casas de gastronomia italiana na cidade – as mesmas que vão servir os menus regionais no encontro gastronômico do segundo semestre. Entre os restaurantes presente estão o Ca’d’Oro (foto), com vinhos do Lazio e o Supra di Mauro Maia (foto abaixo), com vinhos da Puglia.

A Itália, aliás, sempre esteve entre os maiores produtores de vinho do mundo em volume. Na safra 2023, a mais recente, o país produziu 42,5 milhões de hectolitros desta bebida (25,5 hectolitros de vinho branco e 17 milhões de hectolitros de vinho tinto), segundo o ISTAT (Instituto Nacional de Estatística da Itália). Veneto, Puglia e Emilia-Romagna são as três regiões que encabeçam a lista de maiores volumes. E a Itália, é sempre bom lembrar, ostenta a mais rica diversidade de espécies de uvas viníferas autóctones do planeta, com 545 cepas conhecidas.

Para conhecer os vinhos, o público pode escolher entre as sugestões de rótulos da região que o estabelecimento representa, disponíveis em taça ou garrafa. Todos os restaurantes também vão indicar harmonização gastronômica para os respectivos vinhos disponíveis, recomendando eventualmente pratos do próprio menu ou apresentando opções exclusivas, mas sempre com receitas da mesma região de origem dos vinhos. “Beber uma taça de vinho é como fazer uma pequena viagem no Bel Paese, conhecer sua história e apreciar as raízes das culturas regionais italianas. Trata-se de um produto típico da nossa tradição”, afirma Domenico Fornara, Cônsul Geral da Itália em São Paulo.

O festival é realizado pelo Consulado Geral da Itália em São Paulo, com apoio da Accademia Italiana della Cucina, do Istituto Italiano di Cultura San Paolo, da ENIT (Agência Nacional Italiana de Turismo) e da Câmara de Comércio Italiana de São Paulo – ITALCAM.

Confira a relação dos restaurantes participantes e as respectivas regiões representadas:


ABRUZZO: RISTORANTINO (UNIDADE JARDINS)

BASILICATA: ZUCCO (UNIDADE JARDINS)

CALABRIA: SENSI

CAMPANIA: LIDO

EMILIA-ROMAGNA: VINHERIA PERCUSSI

FRIULI-VENEZIA GIULIA: TERRAÇO ITÁLIA

LAZIO: CA’D’ORO

LIGURIA: SANTO COLOMBA

LOMBARDIA: MAREMONTI (UNIDADE CAMPO BELO)

MARCHE: VINARIUM

MOLISE: SHIHOMA

PIEMONTE: PISELLI (UNIDADE JARDINS)

PUGLIA: SUPRA DI MAURO MAIA

SARDEGNA: TRE BICCHIERI

SICILIA: ENOSTERIA (UNIDADE OSCAR FREIRE)

TOSCANA: TEMPERANI CUCINA

TRENTINO-ALTO ADIGE: ZENA

UMBRIA: CASA SANTO ANTÔNIO

VALLE D'AOSTA: SIMONE

VENETO: GERO ITAIM

Serviço:

1ª SETTIMANA DEL VINO ITALIANO em São Paulo
De 20 a 26 de maio
Informações: www.settimanadelvino.com