O Ile de France – ou Ile, como é chamado pelos frequentadores mais assíduos – foi o primeiro restaurante francês de Curitiba. Na segunda, 13 de fevereiro, completa 70 anos, servindo receitas clássicas, como o camarão ao champanhe e o steak au poivre, acompanhadas de uma carta de vinhos repleta de rótulos franceses, com destaque para os 18 rótulos de champanhe.
Desde dezembro de 2021 localizado em novo endereço, no bairro do Batel, a casa celebra a ocasião recebendo os clientes no almoço do domingo (12) com um drinque de boas-vindas autoral, feito de Lillet, aperitivo francês da região de Bordeaux. Na segunda (13), o brinde será com uma taça de espumante francês, da região da Borgonha. E para os leitores de GULA, a casa compartilha com exclusividade a receita de sua sopa de cebola.
Serviço:
Ile de France. Avenida Batel, 1550, Espace 4, Curitiba (PR), tel. (41) 3223-9962 e 3232-7220.
Soup à l’Oignon (sopa de cebola), do restaurante Ile de France
Porção: 2 pessoas
Tempo de preparo: aproximadamente 30 minutos
Nível de dificuldade: fácil/médio
Ingredientes:
150 gramas de cebola
20 gramas de manteiga sem sal
15 gramas de farinha de trigo
300 mililitros de caldo de carne
Torradinhas de pão baguete
Aproximadamente 30 gramas de parmesão ralado
Preparo:
1. Descasque as cebolas, corte em anéis e estes pela metade, em formato de meia lua. 2. Em uma caçarola, derreta a manteiga, adicione as cebolas e deixe cozinhar por aproximadamente 10 minutos, sempre mexendo e cuidando para não deixar queimar. 3. Neste momento você escolherá a cor da sua sopa: se preferir mais escura deixe mais tostada. Atingindo a tonalidade desejada e a cebola estando cozida, acrescente a farinha de trigo lentamente, sempre mexendo.
4. Em seguida, adicione o caldo de carne, concha a concha, sempre mexendo para que seja incorporado aos poucos. Deixe ferver.
5. Assim que estiver com a textura desejada, transfira para um recipiente fundo que possa ir ao forno e aqueça em temperatura máxima para gratinar.
6. Sirva a sopa, com algumas torradinhas de baguete e o queijo parmesão ralado por cima.
Harmonização: Bordeaux leve, “entre deux-mers” ou o frescor dos tintos de Languedoc Roussignon.