A pissaladière é uma especialidade culinária da região de Nice, no Sul da França, terra natal do chef Damien Montecer, do Bazzar, no Rio de Janeiro. Lembra uma pizza, sutilmente decorada com cebola, creme de anchovas e azeitona preta. De preparo não muito longo, funciona a perfeição para uma noite preguiçosa de inverno.
Pissaladière
A torta
Para a massa
- 300 ml de água
- 10 g de fermento biológico
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 1 colher (chá) de sal
- Azeite a gosto
Junte a farinha, o fermento, o sal, a manteiga e a água. Sove a massa durante cerca de 20 minutos, cubra com um pano úmido e deixe descansar por 30 minutos. Unte uma forma com azeite e coloque a massa, apertando com os dedos para que saia o ar. Deixe repousando por 30 minutos.
Para o recheio
- 2 colheres (sopa) de vinagre de Jerez
- 6 cebolas brancas
- 1 ramo de tomilho
- 1 folha de louro
- 12 azeitonas pequenas
- 12 anchovas
- Azeite, sal e pimenta do reino a gosto
Corte a cebola em fatias bem finas, em Julienne. Pique o tomilho e refogue junto com a folha de louro em uma panela com um fio de azeite em fogo médio. Adicione as cebolas, o vinagre e siga mexendo até ficarem macias e levemente douradas. Pique e adicione metade das anchovas e acerte o sal e a pimenta. Recheie a massa com esta cobertura e asse por cerca de 20 minutos a 220 graus. Retire, coloque o restante das anchovas e as azeitonas picadas.
* Receita do chef Damien Montecer, do restaurante Bazzar