Um clássico dos botecos brasileiros, tido e havido como um dos grandes salgadinhos do país. A receita da Coxinha, do Veloso
Ingredientes:
Massa:
1 litro de água
1 colher (sopa) rasa de sal
100 g de manteiga
500 g de farinha de trigo
Recheio:
600 g de peito de frango cozido e desfiado
1 colher (chá) de colorau
Sal a gosto
Salsinha a gosto
100 g de requeijão cremoso
Empanar:
1 ovo
100 ml de leite
Farinha de rosca quanto baste
Modo de preparo
Com a água já aquecida na panela, coloque a manteiga e o sal e espere derreter. Depois acrescente a farinha de trigo e misture sem parar por aproximadamente 2 minutos até que a massa cozinhe. Deixe ela descansar para começar a modelar as coxinhas. Com o frango já cozido misture a salsinha, o sal, o colorau e o requeijão cremoso.
Montagem
Na hora de modelar as coxinhas, pegue uma quantidade de massa suficiente para encher a mão (cerca de 30 gramas) e misture um pouco para que ela fique homogênea. Estique-a na palma das mãos para que fique como pequenos discos. Depois, coloque uma colher (de sobremesa) de recheio no meio da massa. Enquanto pressiona levemente o recheio com o dedão, faça uma espécie de meia-lua com a mão que apoia a massa, de modo que a massa envolva o recheio. Modele na forma tradicional de coxinha. Por fim, para empanar, é preciso mergulhá-las em um recipiente com leite e ovo e, na sequência, passá-las na farinha de rosca. Então, coloque as coxinhas em uma panela com quatro dedos de óleo (bem quente) e frite os quitutes até dourar. Retire com uma escumadeira e leve ao papel toalha para escorrer a gordura do óleo. Sirva em seguida.