Morre Albert Roux

Fotografia: Divulgação
Redação

Redação

Morreu, no dia 4 de janeiro, aos 85 anos, Albert Roux. Francês de Saône-et-Loire, o chef fez a carreira na Inglaterra e é considerado o grande nome da modernização da gastronomia no país. Com o icônico restaurante Le Gavroche, foi o primeiro cozinheiro no Reino Unido a ganhar primeiro uma, depois duas e na sequência três estrelas Michelin. De acordo com a família, o chef estava doente havia alguns meses.

Albert Roux chegou em Londres após trabalhar por dois anos na embaixada inglesa em Paris. Com o irmão, Michel (morto ano passado), abriu, em 1967, o Le Gavroche. Cinco anos depois, também com o irmão, abriu o Waterside Inn, em Bray, outra casa que também conseguiu as três estrelas Michelin.

Além de revolucionar a gastronomia inglesa, Roux será lembrado como formador e mestre de grandes chefs que vieram depois dele. Passaram pela cozinha do mestre nomes como Gordon Ramsey, Marco Pierre White e Marcus Wareing, por exemplo. Ramsey publicou um post no Instagram lamentando a morte do mestre. “Lastimável saber da morte dessa lenda, do homem que instalou a gastronomia na Grã-Bretanha”, escreveu o chef.  

Naturalizado cidadão britânico em 2015, Roux passou por três casamentos. Deixa a atual esposa Maria Roux e dois filhos, Danielle e Michel Jr., o atual responsável pelo império gastronómico dos Roux.