GASTRONOMIA: MICALE, MACEIÓ (AL)

Fotografia: Divulgação
Alexandre Lalas

Alexandre Lalas

A segunda maior barreira de corais do mundo fica no Brasil (a primeira é a australiana). Mais precisamente, no estado de Alagoas. Estende-se por cerca de 135 km e serve abrigo para uma imensa gama de peixes e animais marinhos. A Costa dos Corais do Alagoas atrai turistas do mundo inteiro, interessados em mergulhar entre os lindos recifes formados pela barreira e nadar nas espetaculares piscinas naturais formadas pelos corais. 

 

Esta maravilha da natureza serviu de inspiração para um dos mais badalados restaurantes de Maceió: o Micale, cujo nome deriva da barreira de corais. A combinação entre ingredientes frescos diretos do mar e produtos locais formam o binômio que norteia a ideia da casa, cujo cardápio é assinado pela chef  Thaís Luisa. Com passagem em restaurantes como Serafina, Meliá e Paris 6, ela já atuou ao lado de grandes chefs estrelados do nível de Jefferson Rueda e Francisco Pinheiro, ambos detentores de estrelas Michelin.

 

Uma das estrelas do espetáculo é a carapeba. O peixe é figura conhecida no litoral nordestino, e bastante apreciado na culinária graças ao sabor delicado. As ostras frescas, coletadas em Vila Palatéia, uma reserva da Mata Atlântica de Alagoas, são presença marcante na cozinha do Micale. Para quem não é lá muito fã de coisas que vêm do mar, há pratos de carne bovina, e as massas artesanais preparadas na casa servem como porto seguro. 

 

Para acompanhar a comida, a sommelière Gabi Bigarelli, consultora da casa, preparou uma seleção especial com foco em rótulos espanhóis, italianos e portugueses. Destaque também para o bar do Micale, de onde saem, além dos clássicos, coquetéis a base de muitas das saborosas frutas locais. 

 

O ambiente sofisticado e confortável é obra e graça do arquiteto Alan Gaia, que buscou combinar a cultura alagoana com a mediterrânea. Para tanto, abusou das texturas, brincou com as cores e caprichou na escolha dos quadros que decoram o restaurante. Há ainda muito mármore, pedra bruta, metal dourado polido, madeira branca platinada e vidros coloridos, que, somados a uma iluminação caprichada, ajudam a compor o cenário para uma jornada aprazível. 

 

Micale Restaurante | @micalerestaurante 

Rua Durval Guimarães, 1298, Ponta Verde – Maceió (AL)

Horário de funcionamento: aos domingos, segundas, quartas e quintas, das 12h às 16h e das 19h às 23h; às sextas e sábados, até 23h30. Fechado na terça-feira

Reservas: (82) 99602-9997