Bacalhau, Vinho & Cia: meio século e nova sede

Tradicional restaurante paulistano abre novo endereço na Barra Funda. Confira receita cedida com exclusividade a GULA

Fotografia: Divulgação
Redação

Redação

Fundado em 1973 no bairro da Barra Funda, região central de São Paulo, o restaurante Bacalhau, Vinho & Cia abriu nova unidade na região (Avenida Pacaembu, 71, Barra Funda), num salão com mais espaço entre as mesas espaçadas e uma ambientação que apresenta muitas referências de Portugal, tijolos antigos à vista e arcos da fachada que evocam as ruínas e casarios antigos lusitanos. No fundo do salão, a imensa adega se destaca.

O endereço anterior, segundo os proprietários – a família Pallas –, embora desativado desde a abertura da nova casa irá permanecer sob gestão do grupo e pode vir a receber algo no futuro.

Um dos endereços mais tradicionais quando o assunto é o preparo do bacalhau na cidade de São Paulo, o restaurante cedeu a GULA uma receita exclusiva de um dos pratos mais pedidos: o Bacalhau a Zé Pallas, prato servido nas festas da família Pallas, pelo patriarca, José Pallas.Confira:

Bacalhau a Zé Pallas
Porção para 4 pessoas
Tempo de Preparo: 50 minutos
Grau de dificuldade: fácil

Ingredientes:

1 posta (1,2 Kg) do lombo do Bacalhau (Gadus Morhua) dessalgado

5 batatas pré-cozidas cortadas em rodelas grossas

1 tomate em rodelas

1 cebola em rodelas

3 dentes de alho cortado em lâminas

Pimentão verde, vermelho e amarelo em rodelas

200 ml de azeite puro de oliva e boa qualidade

100 ml de vinho branco

2 colheres (café) de pimentón picante espanhol

2 ovos cozidos cortados ao meio

8 talos de brócolis cozidos

Azeitonas pretas portuguesas

 

Preparo:

Em uma frigideira, refogue no azeite, pela ordem: o alho, a cebola, os pimentões e o tomate. Acrescente o pimentón espanhol e sal moderado. Regue com o vinho branco, deixe reduzir e reserve.

À parte, ferva de maneira leve a posta de bacalhau e escorra.

Em uma travessa refratária (de barro de preferência), arrume as batatas, cubra com um pouco do refogado. Acomode a posta de bacalhau em cima das batatas e cubra tudo com o restante do refogado e seu caldo. Se necessário, regue com mais azeite para que fique bem úmido.

Leve ao forno 200 graus por uns 20 minutos ou até que o refogado fique com aspecto de gratinado e a posta de bacalhau esteja dourada.

Retire e enfeite com os ovos cozidos, os brócolis e as azeitonas.

Sirva bem quente, acompanhado com arroz.