Nos países mais ao sul no Velho Mundo, caso de Espanha e de Portugal, o bolo de reis – ou bolo-rei – é uma iguaria que costuma ser servida no dia 6 de janeiro, Dia de Reis, data em que a Igreja Católica evoca os Reis Magos e sua visita ao Menino Jesus recém-nascido. A receita teria surgido na França e de lá se difundido para os demais países. No Brasil, a tradição chegou com os portugueses. A chef Helena Mil-Homens, da padaria paulistana St. Chico, apresenta aqui a sua versão, que está à venda e pode ser encomendada em qualquer uma das quatro unidades da rede (R$ 44,00). Confira:
Bolo de Reis
Por Helena Mil-Homens, chef da padaria St. Chico)
Calda
Ingredientes:
120 gramas (g) de manteiga
300g de mix frutas secas
Raspas de 1 limão
1 pitada de cravo em pó
1 pitada de canela em pó
1 pitada de gengibre em pó
100g de açúcar mascavo
50 mililitros de rum
Preparo:
Derreta a manteiga e faça uma calda com o açúcar, o rum e os temperos. Derrame sobre as frutas secas e as deixe hidratando por uma hora. Depois, escorra a calda e reserve as frutas e a calda.
Massa
Ingredientes:
120g de farinha de trigo
3 ovos
1 colher (sopa) de fermento de bolo
150g de castanhas variadas
Frutas hidratadas
Calda das frutas hidratadas
Preparo:
Misture a farinha de trigo, os ovos, o fermento, a calda das frutas e mexa bem. Em seguida, entre com as castanhas e depois as frutas hidratadas. Unte a forma e pré-aqueça o forno a 180ºC. Asse em forno baixo por 45 minutos ou até dourar.