Seleção brasileira

Confira os 11 vinhos indicados pelo “técnico” Marcel Miwa, todos de produção nacional

Fotografia: Divulgação
Redação

Redação

Associar o vinho ao futebol ou qualquer esporte me parece justo em um grande aspecto: paixão. Quem nunca criticou um jogador do seu time (ou o time todo) ou o seu técnico (aqui o meu telhado de vidro), para no jogo seguinte fazer juras de amor e fidelidade aos mesmos. Quem nunca, não é mesmo?

Com o vinho passa o mesmo, vinhos ou vinícolas que no passado já critiquei, hoje figuram neste meu time dos sonhos para este momento. Claro que sempre gostaríamos de ter mais opções ou craques em todas as posições, ou circunstâncias. Mas é fato que hoje temos qualidade para indicar em todos os estilos de vinho. Eis os meus convocados:

1 - Espumante Casa Valduga 130 Anos brut
Vale dos Vinhedos - RS
Em momentos de pressão o goleiro deve ser um porto seguro. Tamanha responsabilidade merece um destaque dentro do estilo de vinho que fazemos com maior consistência: os espumantes. Esse espumante é um velho conhecido mas merece o reconhecimento que traz a segurança para ser apresentado para os “meros" curiosos até conhecedores de qualquer campo no mundo.

Linha de defesa:

2 - Pizzato Legno Chardonnay 2017
Vale dos Vinhedos - RS
Como lateral destro e experiente, o Pizzato Legno Chardonnay estava na seleção de base” alguns anos atrás. A madeira carecia de integração e esse excesso de peso tirava um pouco de sua mobilidade. Nas safras mais recentes já há melhor integração desde o início e safras antigas, como a 2017, hoje está voando!

3 - Chandon Excellence Magnum 2009
Serra do Sudeste - RS
Um gigante (apenas em magnum), formado por um dos melhores técnicos da categoria (Philippe Mével). Uma raridade efêmera, que vale ser acompanhada e mostra o tremendo potencial de evolução. Exemplar maduro, em seu auge e um marco para a posição.

4 - Bueno Paralelo 31 Reserva 2019
Campanha - RS
Zagueiro sólido e seguro, base francesa (corte bordalês de Cab. Sauv., Merlot e Petit Verdot), forjado por escola italiana (consultoria de Roberto Cipresso). Sólido, firme mas extremamente objetivo e direto. Um estilo clássico e atemporal. Ainda conta com a simpatia da mídia.

6 - Vinhas do Tempo Pinot Noir Cuvée A 2018
Serra Gaúcha - RS
Do lado esquerdo, o lateral “gauche", um tinto mas que se comporta como branco, com fluidez e velocidade para atacar e defender. A cada nova safar o vinho ganha maior profundidade e em breve pode ser promovido à camisa 10!

Volantes:

5 - Guaspari Vista do Chá Syrah 2017
Espírito Santo do Pinhal - SP
Meia de contenção, uma referência no campo e organiza o cenário do cenário do jogo e sabe fazer a leitura do que se passa no universo. Fruta, madeira e estrutura, mas um Syrah com personalidade e padrão de jogo internacional.

8 - Leone di Venezia Garganega 2017
Serra Catarinense - SC
Um bom para jogar ao lado do Syrah. Sua escola, o Soave do Vêneto, deve se orgulhar do pupilo formado por aqui. Também cheio de personalidade, fruta e estrutura, atua com mais leveza e frescor que o Syrah para começar o jogo já com vigor e surpresa.

Meias-armadores:
7 - Entre Vilas Cabernet Sauvignon Obsession 2019
Altiplano do Baú - SP
Criatividade para explorar uma nova forma de jogar seria a melhor analogia para falar deste vinho. Um jogador que cria soluções e encontra caminhos inesperados (principalmente para um Cab. Sauv.); pena que uma raridade.

10 - Miolo Single Vineyard Touriga Nacional 2018
Campanha - RS
Uma estrela com experiência internacional, criado por um treinador que entende como poucos sua personalidade. Habilidoso, sabe “florear”quando necessário e tem muito equilíbrio e consistência. Um camisa 10 que ainda custo pouco na folha salarial do time.

Atacantes:
9 - Licoroso Don Affonso Distinto 12 anos
Um atacante robusto, forte, mas com muita complexidade. Tem o faro do gol e apenas uma bola pingada na área é suficiente para garantir a alegria dos torcedores. Sua origem ainda é como vinho canônico, caso seja necessário apelar para forças superiores.

11 - Espumante Courmayeur Moscatel
Para contrastar com a robustez do vinho licoroso, um espumante moscatel que borbulha por todos os lados do campo, é leve, bastante floral e cítrico, repleto de nuances e acidez para deixar qualquer adversário no chão.