Tudo começou com conversas. Edméa Falcão, idealizadora da Academia da Cachaça, Helcio Santos, também sócio-fundador da Academia, e a crítica de gastronomia d’O Globo Luciana Fróes há tempos manifestam a convicção de que já estava mais do que na hora que a cachaça, a mais brasileiras das bebidas destiladas, tivesse um copo para chamar de seu. Até que a portuguesa Vista Alegre, que em 2024 completará 200 anos, encampou a ideia. E ontem (18) na loja da empresa em São Paulo foi apresentado o tal copo especial, produzido manualmente com design de Hugo Amado. No Rio, o lançamento será na Academia da Cachaça do Leblon, no dia 25.
Para elaborar o copo, A Academia da Cachaça reuniu um grupo de especialistas (produtores, distribuidores, criadores de conteúdo social e técnico sobre a bebida, além de um master blender). A ideia era criar um produto que realçasse tanto no aspecto visual quanto no olfativo e gustativo as características da cachaça durante a degustação. A partir daí, especialistas na bebida e técnicos da Vista Alegre trabalharam em conjunto até chegar no formato ideal.
O copo de cristal chega ao Brasil em kits com duas unidades, embalados em caixa retangular preta com faixa retrô e com uma figura feminina. A edição de colecionador será limitada. E o preço será de R$ 1,2 mil. Uma versão mais em conta, feita em vidro, já está sendo produzida, ainda sem a data de lançamento marcada e nem o preço definido.
crédito da foto: Rodrigo Azevedo/Divulgação