Um dos mais bem sucedidos consultores do mercado de vinhos, principalmente no segmento de luxo, o português Cláudio Martins trouxe ao Brasil a terceira versão do seu projeto Vinhos do Outro Mundo - Wines from Another World (WFAW): o Saturn, em parceria com o produtor alemão Ernest "Erni" Loosen, da região do Vale do Mosel, é feito com uvas colhidas no vinhedo Grand Cru Erdener Treppchen. Trata~se de um Riesling produzido na tradição alemã de GG seco e homenageia Saturno, o sexto planeta a partir do Sol e o segundo maior do Sistema Solar, depois de Júpiter.
Antes do Saturn, Claudio já havia lançado outros dois vinhos com a mesma temática. Em 2021, o projeto começou com o vinho português alentejano Júpiter, produzido pela vinícola Herdade do Rocim. No ano seguinte o lançamento foi em Madrid, com o espanhol Uranus, da Terroir al Limit de Priorat.
“A ideia Wines from Another World é de proporcionar descobertas vínicas únicas em todo o mundo, para uma comunidade eclética de conhecedores de vinhos. Tendo como conceito o sistema solar, Wines From Another World vai adicionar um vinho a cada ano, até que haja nove vinhos para representar cada planeta do sistema solar, ao fazer uma viagem pelas principais regiões vinícolas do mundo”, explica Claudio.
Um dos segredos para o sucesso da ideia é a exclusividade. A produção é limitada entre 500 a 2000 garrafas. O método de vinificação é o menos interventivo possível, e a ideia é que cada vinho conte a história dos lugares em que são produzidos. Ao longo dos próximos seis anos, a ideia é apresentar vinhos das regiões de Bordeaux, Champagne, Toscana, Napa Valley, Geórgia e o Douro.
“O Brasil reagiu entusiasticamente ao Wines From Another World e ao primeiro vinho Júpiter, sendo o país que mais comprou e que continua a procurar comprar aos que investiram na altura. Este movimento continuou com os dois lançamentos seguintes – o Uranus e o Saturn – o que nos leva a querer reforçar esta ligação ao país irmão”, explica Cláudio.
Para o alemão Saturn, foram selecionadas 1.780 garrafas de 75l ml para pré-venda aos membros do clube WFAW, que chegam ao mercado europeu por cerca de € 900 euros. Há, ainda, 60 magnuns, pelo valor de € 2.000, (no Brasil, o vinho é importado e comercializado com exclusividade pela World Wine Brasil. Preço sob consulta)
Mais informações em www.martinswineadvisor.com.