Instalada em um amplo imóvel no (outrora) boêmio bairro da Vila Madalena, na Zona Oeste de São Paulo, a Croma Beer é um microcomplexo dedicado à cerveja: além da fábrica instalada no segundo andar, o espaço inclui um brewpub, um agradável terraço e um salão no qual são servidos cortes bem assados, seja de carne bovina, seja uma porção de asinhas de frango. Mas estamos aqui para falar de cerveja, algo que não falta, aliás, seja em quantidade, seja em qualidade. Uma das cervejarias brasileiras que mais lança rótulos – segundo a publicação UNTPPD, foi a terceira que mais criou rótulos em 2023 – , hoje a Croma Beer tem 661 rótulos no portfólio.
Desde que foi inaugurada, como uma cervejaria cigana, em 2016, a Croma Beer vem apostando nas juicy IPAs, cervejas turvas de perfil aromático e bastante lúpulo; como é o caso da Sunshine, a juicy IPA com 3 lúpulos que ganhou o prêmio de melhor IPA do Brasil no Concurso Brasileiro da Cerveja de 2018. Exporta para países como China e Holanda.
E acaba de lançar um lote sazonal com sete cervejas exclusivas e envelhecidas em barris de madeira, cada uma refletindo uma característica exclusiva de aroma, sabor e aspecto visual. Uma delas é a Five (5), um blend de diferentes bases de Imperial Stouts, todas elas com passagem por ao menos três barris de bourbon (uísque americano) distintos. Depois do envelhecimento, a cerveja recebeu uma dose grande de macadâmia, café e coco tostado, resultando em uma rica complexidade no paladar – dulçor marcante com notas de caramelo e chocolate amargo –, uma cor preta e uma textura extremamente balsâmica, cremosa, petrolada – uma viagem!
Tanta diversidade se reflete na expectativa da marca, de alcançar os 1.000 rótulos de cerveja registrados. É melhor irmos contando com isso.
Serviço:
Croma Beer. Rua Harmonia, 472, Vila Madalena, São Paulo.