Caledonia harmoniza whiskies e chocolate

Redação

Redação

Tudo começou com uma ação para o dia dos pais. O cocktail “Travelling Man” criado por Alison Oliveira, mixologista do Caledonia Bar, foi harmonizado com um bombom recheado com o ganache feito com o próprio cocktail. 

A ideia evoluiu para uma aula de Mauricio Porto (especialista e sócio do Caledonia) com Caio Corrêa, chef pâtissier da Callebaut, para testar diferentes whiskies com chocolates 50% e 70% da marca franco-belga. Entre os três whiskies provados, Glenmorangie Elementa, Basil Hayden Bourbon e The Macallan Harmony Rich Cacao, o brilho ficou com este último. 

Uma das marcas mais cultuadas entre os destilados escoceses, Macallan criou à seis mãos o whisky que melhor combinasse com as notas do chocolate. Jordi Roca, chef-pâtissier do tri-estrelado el Celler de Can Roca, o chocolatier Damian Allsop e Polly Logan, whisky maker de Macallan se juntaram para chegar à seleção final dos single malts da destilaria que comporiam o mais novo whisky da linha Harmony, o Rich Cacao. Foram selecionados barris de carvalho europeu e americano, previamente afinados com Jerez, e que se destacavam pelas notas achocolatas. Porém, na prática, não há nada das vulgares notas achocolatadas que simplesmente resultam da tosta alta da madeira. O jogo se trata muito mais de complementos, mantendo a intensidade típica de Macallan, mas com frutos secos (tâmara, alcaçuz, frutas negras e pimenta do reino) e castanhas tostadas (amêndoa e avelã), oferecendo complementos ao chocolate. O tal do resultado 1 + 1 = 3.