Localizada entre o Douro e o Minho, entre montanhas e rios no norte de Portugal, encontra-se a Região Demarcada dos Vinhos Verdes com seus inúmeros tons de verde que lhe dão o nome e, mais que isso, conferem o terroir que dá a esses vinhos uma personalidade e características únicas.
Para promover a diversidade dos vinhos lá produzidos, a entidade responsavel para certificação e promoção da Denominação de Origem Vinho Verde, a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV), promoverá uma série de masterclasses destinadas a profissionais do setor e à imprensa, já no próximo mês de junho nas capitais brasileiras: Rio de Janeiro (dia 17, das 11h às 14h, no Giuseppe Grill Leblon), Belo Horizonte (dia 18, das 15h às 17h, no Hilton Garden Inn) e Florianópolis (dia 20, das 15h às 17h, no LK Design Hotel).
Sendo o Brasil o quinto maior mercado no consumo de Vinhos Verdes no mundo, o programa educacional da CVRVV tem por objetivo divulgar cada vez mais os diferentes tipos de vinhos e as formas de produção da região e principalmente a inovação que a respetiva Região Demarcada tem sofrido.
Nos encontros serão servidos quase duas dezenas de rótulos de diferentes produtores e as masterclasses serão conduzidas pelo editor da Revista Gula, Alexandre Lalas, e pelo novo Embaixador da Região Demarcada dos Vinhos Verdes no Brasil, o sommelier Eduardo M. Araújo. Tudo regado a muita informação, degustações e harmonizações.
A lotação é muito limitada e restrita aos profissionais convidados. Para mais informações, contactar:
Rio de Janeiro: rsvp@riverglobal.net (River Global)
Belo Horizonte: atendimento@seuvin.com (Seu Vin)
Florianópolis: vinhoverdefloripa@gmail.com (Eduardo M. Araújo)