Squadra Azzura: festival reúne 21 restaurantes em SP

Celebração de 150 anos da imigração italiana no Brasil é tema da 13ª Settimana della Cucina Regionale Italiana

Fotografia: Mario Rodrigues/divulgação
Miguel Icassatti

Miguel Icassatti

Nesta semana, São Paulo será novamente como que um território ultramarino italiano, concentrando a oferta gastronômica das vinte regiões daquele país. É que entre os dias 21 e 27 de outubro, a capital paulista recebe a 13ª edição da Settimana della Cucina Regionale Italiana, festival gastronômico anual que nasceu em 2012 e que traz a presença de vinte chefs vindos da Itália, oriundos de cada uma das vinte regiões, para cozinharem em 21 restaurantes paulistanos – não, não erramos a conta; a novidade desta temporada é que a gastronomia paulistana estará presente, como a simbólica 21ª região italiana.

Promovido pelo Consulado Geral da Itália em São Paulo, com o apoio da Accademia Italiana della Cucina, o evento tem como objetivo difundir a diversidade e riqueza da cozinha italiana, além de apresentar alguns ingredientes, pratos e técnicas pouco comuns em solo brasileiro. “Realizar a Settimana no momento em que celebramos os 150 anos da Imigração Italiana no Brasil é, também, uma forma de prestar homenagem aos que vieram para o Brasil e trouxeram, com eles, um pouco da cultura gastronômica de cada uma de nossas regiões”, diz o Cônsul Geral da Itália em São Paulo Domenico Fornara. Para ele, o evento permite que as pessoas provem a pluralidade dos sabores italianos e fornece uma chance para a imensa comunidade ítalo-brasileira da cidade se conectar às suas regiões de origem por meio de ingredientes e pratos.

Assim como nas edições já realizadas, os 21 restaurantes selecionados para o festival servirão menus especiais que representam o “mangiare all’italiana” (comer à italiana), ao proporcionarem uma sequência de refeição composta por oito sugestões para quatro etapas: antipasto, primeiro prato, segundo prato e sobremesa. E o comensal pode optar entre uma refeição em três etapas, com entrada, um primo ou um secondo piatto e a sobremesa. Os restaurantes que recepcionam a Settimana della Cucina Regionale Italiana foram selecionados pelo Consulado Geral da Itália em São Paulo e por Gerardo Landulfo, representante no Brasil da Accademia Italiana della Cucina. Landulfo é responsável pela interface entre restaurantes paulistanos e chefs italianos e por assegurar os preceitos da tradicional culinária do país europeu. O intuito do evento é que cada restaurante funcione, durante uma semana, como uma “embaixada” da cozinha típica da região homenageada.

Confira as regiões e restaurantes participantes:

Abruzzo: Ristorantino

Basilicata: Zucco (Jardins)

Calabria: Sensi

Campania: Lido

Emilia-Romagna: Vinheria Percussi

Friuli-Venezia Giulia: Terraço Itália

Lazio: Ca’D’Oro

Liguria: Santo Colomba

Lombardia: Maremonti (Campo Belo)

Marche: Vinarium

Molise: Shihoma Deli

Piemonte: Piselli (Jardins)

Puglia: Supra di Mauro Maia

Sardegna: Ter Bicchieri

Sicilia: Enosteria (Oscar Freire)

Toscana: Temperani Trattoria

Trentino-Alto Adige: Zena

Umbria: Casa Santo Antônio

Valle d’Aosta: A Presto

Veneto: Gero Itaim

São Paulo: Basilicata Restaurante

Serviço:

13ª Settimana dela Cucina Regionale Italiana

Quando: de 21 a 27 de outubro

Mais informações: settimanacucinaitaliana.com