Frédéric Mabileau, viticultor e enólogo respeitado na denominação de Saint-Nicolas de Bourgeuil, no Vale do Loire, morreu na noite desta segunda-feira, 31 de agosto, na queda de um avião de pequeno porte.
O acidente ocorreu no aeródromo de Saumur. De acordo com relatos da mídia local, Mabileau estava pilotando o girocóptero e, ao tentar pousar, encontrou dificuldades que levaram ao acidente fatal.
Ele era a única pessoa a bordo e foi declarado morto no local pelos serviços de emergência. As causas exatas da falha não são conhecidas e estão sendo investigadas. Ele tinha 53 anos.
Mabileau administrava 28 hectares de vinhas em Saint-Nicolas de Bourgeuil junto com a esposa Nathalie. Ele vinha de uma família ligada ao vinho desde 1620. A primeira vindima que trabalhou foi em 1991. Após a aposentadoria do pai, em 2003, Frédéric assumiu a direção da casa.
Em 2007, ele converteu toda a vinha em modo orgânico, recebendo a certificação três anos depois. Na mesma época, começou a trabalhar conceitos biodinâmicos nas vinhas e resolveu introduzir vinhos brancos no portfólio da Maison.
A morte precoce de Frédéric Mabileau deixou em choque o setor vinícola local e internacional. Sébastien David, presidente do Loire Vin Bio, lembrou como o enólogo esteve sempre na vanguarda de novas técnicas e com uma constante sede pela inovação.
No Brasil, os vinhos do produtor são importados pela Premium.